![](http://purl.pt/12694/1/e-4197-p_JPG/e-4197-p_JPG_24-C-R0072/e-4197-p_0001_1_p24-C-R0072.jpg)
Alain Botton, é escritor suiço radicado na inglaterra, responsável pela apresentação da série "Filosofia para o dia-a-dia". No episódio 02, o apresentador comenta a filosofia de Sêneca, filósofo que se coupou da análise da sociedade romana e a forma correta de viver a vida. Citando uma das mais simples e inteligentes observações de Sêneca. O filósofo nos ensina uma lição grandiosa. Sêneca dizia que a vida é como um homem que possuindo um cachorro (não se ofenda mas o cachorro somos nós) o amarra à uma carroça (adversidades). Nesta situação, continua Sêneca, nós temos duas possibilidades, sendo uma delas a responsável pela nossa sobrevivência. A primeira é a possibilidade de você perceber logo que acompanhar a carroça é a alternativa mais inteligente, não é resignar-se, é ter esperança de que tudo vai passar, até o passeio da carroça. A segunda é de você resistir aos problemas de forma não tão inteligente e ser estrangulado com a sua própria contribuição.
Visualizando a sociedade romana na qual Sêneca vivia, encontramos razão de sobra para o desenvolvimento de seu pensamento. Esse filósofo, viveu em meio a Roma onde homens ricos demonstravam em quase todas as situações a ira e o ódio que o homem pode guardar dentro de si, foi o preceptor de Nero, um dos mais sanguinários imperadores que dirigiu o império romano.
Sêneca era defensor de uma politica social humanitária, um dos primeiros conselhos dado ao seu antigo preceptor e no momento conselheiro, mas em vida não pôde fazer nada para mudar esse quadro social.
O conselho acima citado é um dos tratados mais importantes deixados para nós de um dos grandes pensadores da condição humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário